Cabeça e pescoço

Tire suas dúvidas

O que é? 

 
Os cânceres que são conhecidos coletivamente como câncer de cabeça e pescoço geralmente começam nas células escamosas que revestem as superfícies úmidas da mucosa dentro da cabeça e do pescoço² como garganta, laringe, faringe, boca, nariz, seios da face e ao redor dos olhos³. Os tumores malignos de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer³.  
De acordo com levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), 75% dos casos de câncer de cabeça e pescoço atingem o público masculino acima de 50 anos de idade³. 



Fatores de risco

 

Segundo o Grupo Brasileiro Câncer Cabeça e Pescoço, os principais fatores que causam este tipo de câncer são: 
 
- Tabaco: O tabagismo é o principal fator isolado que causa o câncer de cabeça e pescoço. Todos os tipos de cigarro, charutos e cachimbo podem causar câncer, inclusive o cigarro eletrônico¹.
- Álcool: o consumo frequente de álcool é um fator que aumenta o risco de aparecimento destes tumores, principalmente quando associado ao cigarro¹.
- Infecções pelo HPV: O HPV é um vírus transmitido principalmente pelas relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, no pênis, no ânus, vulva, colo de útero, cavidade oral e orofaringe. Em alguns casos, essa lesão pode estar presente também na pele, nas cordas vocais (laringe) e no esôfago¹. 
- Infecções do vírus de Epstein-Barr (EBV): É fator de risco para o desenvolvimento de carcinomas da nasofaringe, além de outros tipos de tumores, como linfomas¹.
- Bebidas Quentes: O consumo diário e prolongado de bebidas tradicionalmente servidas em temperaturas muito alta (como o mate) aumentam o risco de câncer de boca e orofaringe – assim como o câncer de esôfago¹. 
- Exposição excessiva ao sol: A exposição excessiva ao sol é a grande responsável pelo aparecimento do câncer de lábio e da pele na região da cabeça e pescoço¹.
- Exposição Ocupacional: Ocorre principalmente durante o trabalho, sendo alguns exemplos: poeira de madeira, poeira de têxteis, pó de níquel, colas, formaldeído, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno, produtos radioativos, dentre outros¹.
- Saúde oral precária: pode aumentar o risco de câncer de boca¹.
- Dieta: alguns estudos mostram que dieta rica em carne, principalmente defumada e salgada podem aumentar o risco de câncer de boca. Por outro lado, uma dieta rica em caroteno, frutas cítricas e verduras reduz o risco¹.


Sinais e sintomas

 
O câncer de cabeça e pescoço pode não apresentar sintomas nas fases iniciais³.  Mas, à medida que o tumor evolui, pode apresentar os seguintes sinais³:
 
- Massa indolor³
- Úlcera na região, com ou sem dor, e cicatrização demorada³
- Manchas brancas na boca³
- Halitose (mau hálito)³
- Lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada³
- Nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas³
- Alteração na voz³
- Rouquidão persistente³
- Dificuldade ou dor para engolir³
- Engasgo frequente³
- Diminuição do apetite³
- Cansaço³
- Palidez³
- Febre³
- Falta de ar, tosse, dores ósseas ou fraturas, em casos de metástases³
- Dentes frouxos ou moles³
- Perda repentina de peso³
 
É importante consultar um médico ou dentista sobre qualquer um desses sintomas¹.
 


Tratamento

 
O plano de tratamento para um paciente individualmente depende de uma série de fatores, incluindo a localização exata do tumor, o estágio do câncer e a idade da pessoa e seu estado geral de saúde. O tratamento para câncer de cabeça e pescoço pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo ou uma combinação de tratamentos². A imunoterapia também pode ser indicada em casos mais avançados. Esse tratamento promove a estimulação do sistema imunológico por meio de medicamentos que modificam a resposta biológica do organismo³.
 


Referências:
1 - Grupo Brasileiro Câncer de Cabeça e Pescoço - http://www.gbcp.org.br/cancer-de-cabeca-e-pescoco-2/ - acessado em novembro de 2020
 
2 - National Cancer Institute - https://www.cancer.gov/types/head-and-neck/head-neck-fact-sheet#what-are-cancers-of-the-head-and-neck - acessado em novembro de 2020

3 - Instituto Lado a Lado pela Vida - https://www.ladoaladopelavida.org.br/cancer-de-cabeca-e-pescoco-novembro-azul - acessado em novembro de 2020

Blog

Depoimentos

Conte sua história

“Boa tarde!fiquei sabendo do projeto camaleão pela Dra. Sabrina, oncologistas do GHC,fiquei admirado como fui bem recebido no projeto e pelo profissional Dr.Heitor,ainda falta finalizar a prótese dentária,ainda não é a definitiva,mas continuamos o tratamento da prótese. ”

Neimar Ximendes câncer de cabeça e pescoço

Sites de Interesse

 

Aqui você encontra ainda mais conteúdos sobre o câncer de cabeça e pescoço!

 

Associação Câncer Boca e Garganta - ACBG - https://acbgbrasil.org/ 

Instituto Oncoguia - http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-cabeca-e-pescoco/3/122/ 

Grupo Brasileiro Câncer Cabeça e Pescoço - http://www.gbcp.org.br/

Instituto Lado a Lado pela Vidahttps://www.ladoaladopelavida.org.br/cancer-de-cabeca-e-pescoco-novembro-azul 

@projetocamaleao

Acreditamos que o câncer pode ser uma sentença de vida!